Concurso Nacional de Inovação BES

 

Concurso Nacional de Inovação BES

Formulário de Candidatura



ÁREA da CANDIDATURA

(assinalar a área em que se candidata)
  
Recursos Naturais e Ambiente   
Competitividade Industrial   
Saúde, Serviços e Tecnologias de Informação e Comunicação   
TECNOLOGIA(1)

 
Promotor da Candidatura
 
Nome
Organização
Morada
Cód. Postal -  
E-mail
Telefone   (ex: 351 913258745)
Fax   (ex: 351 213258745)
 
(1)TECNOLOGIA é entendida aqui no seu sentido mais lato, nomeadamente e apenas a título de exemplo: formulação química de um novo composto ou material; algoritmo matemático ou novo método aplicado à informática, logística, gestão industrial, etc.; máquina, equipamento, mecanismo ou componente; técnica de diagnóstico, medida ou deteção (indústria, biologia, ambiente, etc.); modelo de negócio suportado por TIC's, plataformas e-business, etc.
 

 
DESCRIÇÃO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL DE INOVAÇÃO(2)
 
(máximo 6500 carateres):
- o que é?; de que base científica de suporta?; para que serve?; porque traz inovação/melhoria?; porque se diferencia das tecnologias alternativas? em que contexto(s) de aplicação concreta?
(2) Considera-se INOVAÇÃO: a introdução de uma mudança (tecnológica e/ou organizacional) com o objetivo de criar uma oferta distintiva em produtos e/ou serviços que permita às organizações diferenciar-se da concorrência indo de encontro, ou mesmo antecipando-se, às necessidades dos clientes através da apresentação de propostas de valor sempre renovadas
 

 
PARTE A
 
A1. Excelência científica e valor estratégico da tecnologia
 
Posicione a tecnologia na matriz seguinte, justificando com a sua solidez científica e o seu grau de inovação, em termos nacionais e mundiais.
 
Ciclo de Vida da Área Tecnológica(4)
Apropriação da Tecnologia(3) Emergente Crescimento Madura Declínio
Única-patenteada ou patenteável
Detida por uma ou poucas empresas/instituições no mundo
Dominada no estrangeiro
Dominada no país
Do Domínio público
 
 
Justificação (máximo 2000 carateres)
(3) Avaliar o grau de exclusividade da tecnologia e a dificuldade da sua cópia ou imitação
(4) Posicionar a tecnologia no seu ciclo de vida, desde a tecnologia totalmente nova até ao declínio e à obsolescência
 

 
A2. Caráter inovador dos produtos, processos ou serviços
 
Posicione o potencial da aplicação da tecnologia, de acordo com o grau de inovação que pode introduzir em processos (de fabrico, de negócio ou outros) existentes e em produtos e serviços oferecidos ou a oferecer ao mercado.
 
Melhoria de Produto / Serviço (5)
Melhoria de Processo (5) Radical Nova Família
prods/serviços
Novo
prod/serviço
Incremental
Alteração radical
Nova geração de processos
Novo processo
Mudança incremental
 
Justificação (máximo 2000 carateres)
(5) Avalie e justifique o grau de mudança / melhoria potencial em processos, produtos e serviços (e famílias de produtos) existentes ou novos decorrente da aplicação da tecnologia

 
A3. Benchmarking com tecnologias alternativas
 
Sublinhe o caráter distintivo da tecnologia e as vantagens comparativas que apresenta - em termos de melhoria de custos, tempos, qualidade, adequação ambiental, capacitação de novas funcionalidades, etc. - relativamente às tecnologias alternativas ou concorrentes, atuais ou emergentes, no contexto específico da sua aplicação em produtos, processos e serviços endereçando mercados existentes ou novos mercados.
 
Justificação (máximo 2000 carateres)
 

 
A4. Fase do desenvolvimento tecnológico
 
Posicione a tecnologia no quadro abaixo, de acordo com a fase de desenvolvimento em que se encontra, e identifique os passos necessários para a sua completa valorização económica, estimando o tempo necessário para a entrada no mercado dos novos produtos, processos ou serviços que ela pode vir a suportar.
 
Fase de desenvolvimento atual Protótipo Laboratorial Protótipo Industrial Pré-série de Produção Protótipo ou Pré-série com Plano de Negócio 
Posicionamento da Tecnologia
 
Justificação (máximo 2000 carateres)
 

 
PARTE B
 
B1. Impacto potencial da tecnologia na competitividade empresarial
 
Avalie o impacto da tecnologia na competitividade da(s) empresa(s)   recetora(s) ou utilizadoras da tecnologia, referindo:

- o potencial de aplicação em produtos, processos e serviços inovadores, transacionáveis no mercado global em regime livre de concorrência;
- a dimensão dos segmentos de mercado endereçáveis por esses produtos, processos e serviços.
 
Justificação (máximo 2000 carateres)
 
 
- potencial aumento de competitividade da empresa recetora ou utilizadora, estimado em termos de indicadores como: aumento do valor acrescentado; volume de vendas; redução de custos; melhoria de quota de mercado; ou abertura de novos segmentos de mercado (no caso de novos mercados, justifique a sua existência ou emergência e pronuncie-se sobre a sua dimensão, assim como sobre a  facilidade de penetração no mercado da potencial empresa "entrante");
 
Justificação (máximo 2000 carateres)
 
 
- relevância da contribuição para plataformas tecnológicas internas, enquadradas na estratégia tecnológica da empresa.
 
Justificação (máximo 2000 carateres)
 

 
B2. Credibilidade da empresa, instituição de I&D ou inventor
Curriculum vitae resumido (ou extrato da informação relevante no contexto da presente candidatura) do responsável técnico e científico pela tecnologia
 
(máximo 12000 carateres)
 
 
Currículo resumido (ou extrato da informação relevante no contexto da presente candidatura) da equipa de desenvolvimento da tecnologia
 
(máximo 12000 carateres)
 
 
Justificação da capacidade técnica e/ou de mercado da empresa, instituição de I&D ou inventor e seus parceiros, avaliada preferencialmente através do seu portfolio de "tecnologias-produto-mercado" na mesma área ou em áreas tecnológicas e/ou de mercado semelhantes ou afins.
 
(máximo 6000 carateres)
 
 
ANEXOS
 
Se desejar pode anexar até dois documentos em formato ZIP ou ZIPX (Máximo 4Mb).
 
Nota: Deve imprimir o Formulário preenchido antes de enviar.

Todos os campos são de preenchimento obrigatório (exceto o Fax).

Autorizo o tratamento automatizado dos elementos aqui solicitados, que se destinam a integrar Bases de Dados de clientes/potenciais clientes, para uso exclusivo do Banco Espírito Santo, e outras empresas do Grupo Espírito Santo, com o fim de adequação do fornecimento de produtos a cada pessoa, podendo apenas o próprio ter acesso a esses dados, desde que o solicite, por escrito ao Banco.